O que você precisa saber sobre o DT-e

  • O que você precisa saber sobre o DT-e

    O que você precisa saber sobre o DT-e

    Na última segunda-feira (29), diversas entidades da indústria junto do Ministério da Infraestrutura assinaram um acordo de cooperação. Neste acordo, foi aprovado o desenvolvimento do DT-e (Documento Eletrônico de Transporte) e sua implementação. Mas como este novo documento afetará a sua rotina e a rotina da sua frota? Saiba tudo aqui neste post.

    O que é o DT-e?

    O Documento Eletrônico de Transporte (DT-e) é um documento que centraliza em um único lugar diversas burocracias obrigatórias para o setor de transporte e logística. Como, por exemplo: CIOT, RNTRC, MDF-e, CT-e, DACTE, DANFE, DAMDFE, dados do seguro, entre outros. Dessa forma, o motorista caminhoneiro não terá a obrigação de apresentar uma série de documentos separadamente.

    Segundo uma entrevista dada pelo vice-presidente da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), Mario Antonio Pereira Borba, o DT-e vem para aprimorar e atender as demandas do setor. Principalmente porque hoje a fiscalização na estrada desperdiça cerca de 6 horas do tempo total de transporte. Já com a diminuição do custo e tempo da operação logística, o setor pode potencializar sua competitividade no mercado.

    Esta inovação chega para simplificar a vida do motorista, principalmente porque vem para atender uma das demandas feitas pela categoria durante a greve de 2018. Afinal, as operações de carga no Brasil exigem a apresentação de cerca de 20 documentos, e todos eles serão otimizados pelo DT-e. Além disso, um dos benefícios da nova ferramenta é a garantia de cumprimento da tabela de preços mínimos, determinado no Marco Regulatório para o Transporte de Cargas.

    Como funcionará o DT-e?

    De acordo com informações dadas pelo Governo Federal, um aplicativo fará a leitura de um chip acoplado ao veículo de carga. Apenas o próprio motorista autônomo ou transportador poderá fazer a emissão desse chip, através de um aplicativo para celular.

    Nesta fiscalização, o agente competente terá acesso a todas as informações a respeito do veículo, podendo liberar em pouco tempo o motorista para sua rota de entrega. Além de permitir o agendamento de embarque e desembarque de cargas em portos brasileiros.

    É necessário atualizar constantemente a fiscalização e otimização logística. Assim como os setores públicos e privados do país, no que diz respeito à implementação de novas tecnologias. Com este novo processo, o motorista terá mais agilidade em sua rota, economizando os custos totais com o trajeto.

    Como devo me adaptar ao DT-e?

    Ainda não existe uma data definitiva para a entrada em vigor do novo processo, mas como o aplicativo já entrará em desenvolvimento, podemos esperar por esta mudança em breve.

    Por enquanto, o cenário permanece sem alteração, ou seja, toda a documentação padrão segue sendo obrigatória. Enquanto não houver uma previsão definitiva dada pelo Governo Federal, seguimos atentos para possíveis mudanças.

    O Canal Verde Brasil

    O Canal Verde Brasil executou o projeto piloto. Ele é uma rede de monitoramento, acompanhamento e mapeamento do transporte terrestre brasileiro. Assim, conseguem coletar dados e informações a respeito da logística no país e definir, em parceria com outras instituições governamentais, estratégias de inovação e atualização.

    Os fluxos de transporte são percebidos por meio de leituras de passagem de veículos baseadas em pontos eletrônicos equipados com sistemas de reconhecimento ótico de caracteres da placa de veículo – Optical Character Recognition (OCR), combinado com formas de identificação de veículo redundantes, em especial da leitura por meio de rádio frequência de chip acoplado ao veículo. A leitura de passagem composta dos dados relativos a identificação do veículo, a temporalidade da passagem e a localização georreferenciada do ponto eletrônico de leitura são comparadas com bases de dados sob domínio das agências de governo e de estado para a produção de informações e de conhecimentos necessários às aplicações do Canal Verde Brasil.

    Se você quer uma empresa parceira para te ajudar a implementar as melhores soluções, conte com a TARGET Empresa. Além de oferecer para você o gerenciamento de despesas com frete, através da TARGET Conta Digital você centraliza todas as suas operações financeiras. Transferências, extrato completo, pagamento de frete, CIOT e muito mais, tudo através de um único lugar: seu celular. Solução completa para PJ e caminhoneiros.

    Quer saber mais? Clique aqui para conversar com um especialista agora mesmo.

    TARGET Empresa Gestao de Frota O que você precisa saber sobre o DT e

    Comments are closed.