O que é CIOT?

  • O que é CIOT?

    O que é CIOT?

    Ainda tentando entender o que é CIOT, como emitir online e como este documento pode afetar as operações comerciais de transporte terrestre? Então, este artigo é para você! Vamos falar aqui sobre importância da sua criação, seu funcionamento, como gerar este documento e garantir seus fretes em dia.

    O que é o tão falado CIOT?

    Popularizado como CIOT, o Código Identificador da Operação do Transporte é um código numérico obtido por meio do cadastro da Operação de Transporte nos sistemas específicos. Ou seja, ele regulamenta os meios de pagamentos do valor do frete referentes à prestação de serviço de transporte rodoviário remunerado de cargas.

    O CIOT é regulado pela Resolução 5.862/2019 da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), tornando o mesmo obrigatório em qualquer operação comercial de transporte terrestre. Em resumo, sua origem remete à tentativa de eliminar a carta-frete e balancear as situações entre os diferentes atores da indústria de transporte e logística.

    Quem é o responsável por gerar?

    Se a sua principal dúvida é quem deve gerar o CIOT, há uma legislação da ANTT de 2011 que explica em detalhes. O responsável pela geração do CIOT é todo contratante de serviço de transporte rodoviário de cargas que faz a contratação de um transportador autônomo de cargas (TAC) ou equiparado para realizar o serviço de transporte.

    Isso quer dizer que embarcadores e empresas de transporte que contratam um transportador autônomo para realizar um serviço de frete devem efetuar a geração do CIOT.

     

    Post EBook 1184x768 1024x664 O que é CIOT?

    Aprenda como funciona o CIOT e evite multas com a carta-frete

    Assim, seja pessoa física ou jurídica, ao contratar um serviço de transporte deverá cadastrar a operação para seguir todas as diretrizes conforme a legislação determina. A TARGET Meio de Pagamentos é uma organização homologada junto à ANTT para a emissão correta deste código identificador.

    Rodar sem o CIOT ou adulterar valores combinados na contratação do frete pode gerar multas pesadas tanto para quem contrata quanto para quem é contratado. Além disso, os valores podem chegar a R$10.500, entre outras penalidades administrativas previstas.

    Ou seja, não corra riscos desnecessários. Por isso, entre em contato com um dos especialistas da TARGET clicando aqui e saiba como adequar a sua empresa, garantindo tranquilidade e proteção de maneira fácil e prática.

     

    TARGET Frete O que é CIOT?

     

    Comments are closed.