As 4 piores formas de gastar dinheiro com sua logística

  • As 4 piores formas de gastar dinheiro com sua logística

    As 4 piores formas de gastar dinheiro com sua logística

    Você já se perguntou se a sua empresa está perdendo dinheiro? E o que sua área de logística tem a ver com isso?

    Segundo dados da AGEV (Associação de Gestão de Despesas de Veículos), 75% das empresas não possuem serviço de gestão de despesas. Por isso, existe uma grande chance da sua empresa estar dentro desse percentual. Como um dos objetivo da gestão de frota é justamente a otimização financeira no setor logístico, são 3 os pilares que precisam da nossa atenção: transporte, manutenção e pedidos. E é dentro do pilar de transporte que a TARGET veio pra te ajudar.

    Preparamos uma lista com 4 maneiras comuns de se perder dinheiro na logística, para você ficar atento e evitar que sua empresa passe pelo mesmo.

     

    • Tempo de deslocamento logístico

    Você sabia que 50% do tempo de uma entrega é desperdiçado com o deslocamento?. Por exemplo, trânsito ruim, tempo usado para achar uma vaga em estacionamento, etc.

    Uma das formas de evitar que a sua empresa perca dinheiro assim é com a otimização e roteirização da viagem. Ou seja, basta levar em consideração alguns pontos essenciais na hora de organizar o trajeto que sua frota irá percorrer. Veja:

    • O tempo de deslocamento total;
    • A qualidade da via a ser percorrida, para evitar custos com manutenção;
    • O mapeamento de possíveis hotéis para pernoite e dos locais de alimentação;;
    • O mapeamento de estacionamento ao longo do percurso;
    • A quantidade e o preço dos pedágios;
    • As estradas com o menor trânsito;
    • As estradas mais seguras para seu motorista e sua carga.

    Com base nessas informações, você identificará a rota com a melhor relação entre custo e benefício. Além disso, poderá diminuir o tempo total de deslocamento e aumentar a produtividade da sua área.

     

    • Falta de monitoramento de dados

    Como já te contamos neste post aqui, o monitoramento de informações é essencial. Seja para a tomada de decisão assertiva, seja para a garantia de uma logística eficiente, essas informações são a chave.

    Para que uma análise objetiva dos fatos seja possível, você precisa acompanhar seus dados transparentes e obscuros. E o que isso significa? Significa que existem algumas informações mais óbvias que outras, mas que você precisa acompanhar ambas. Como por exemplo as informações de quilometragem do veículo e o comportamento defensivo de seus motoristas. Com base em algumas informações você poderá tomar decisões estratégicas e assertivas. Definir melhor suas rotas, diminuir o tempo de deslocamento citado no primeiro item e, claro, economizar dinheiro são alguns exemplos.

    Outro ponto importante de acompanhar é o preço do combustível, já que é um ativo bem caro nos dias de hoje. O planejamento de rotas por si só já irá reduzir seu custo aqui, mas você deve acompanhar de perto o consumo diário por parte dos veículos para conseguir evitar gastos excessivos.

    Um terceiro ponto para acompanhar é a manutenção dos veículos, tanto a preventiva quanto a corretiva. Se acontecer de um de seus automóveis quebrar na estrada ou não poder sair da garagem por mal funcionamento, isso te custará muito dinheiro. Por isso, esse tipo de erro não pode ser aceitável na sua gestão.

    Por isso, alguns acompanhamentos são necessários. Como conferir se seus condutores estão usando a direção defensiva certo ou se seus automóveis estão sendo dirigidos por outras pessoas. Também é importante realizar a gestão de CNH e agir preventivamente para evitar que seus motoristas sofrem penalidades, como perder pontos na carteira ou sofrer suspensão. Esses pontos a serem monitorados permitirão a melhoria na sua operação, redução de custos e acidentes, além do ganho ambiental com a diminuição do tempo dos veículos na estrada.

     

    • Tecnologia na logística

    Como a base da logística é a redução dos custos da empresa, o desenvolvimento tecnológico surge como um aliado importante neste fim. Principalmente, em um período econômico onde, cada vez mais, são exigidos de empresas pelo próprio mercado, e pelo consumidor final, a otimização de processos e potencialização de entregas.

    Ao passo que a tecnologia te permite ter entregas mais ágeis, econômicas, com menos erros humanos e um controle de estoque atualizado em tempo real, sabemos que a falta ou mal uso dela joga totalmente contra a sua empresa.

    Aumento de inconsistências e erros humanos, repetições de processos desnecessariamente, como automatização de pagamentos e emissão de relatórios de desempenho, e baixa previsibilidade sobre o futuro da empresa são alguns exemplos de práticas inaceitáveis. A compra, instalação e uso correto de ferramentas digitais é imprescindível no mercado logístico hoje, e te reduzirá custos no médio prazo, aumentar sua produtividade e colocará sua empresa no páreo com o concorrente.

     

    • Rastreamento de mercadoria

    Fazendo um gancho com o tópico anterior, um dos benefícios do uso de tecnologias eficientes é o rastreamento da sua frota. Ou seja, você consegue acompanhar em tempo real uma mercadoria e consegue garantir uma logística mais eficiente.

    Com esse recurso, você poderá reagir a situações inesperadas mais assertivamente, acompanhar o desenvolvimento de suas entregas, identificar riscos na via e até melhorar seu atendimento ao consumidor, com informações de qualidade e confiáveis sobre o envio da mercadoria.

    Sabemos que a estocagem de produtos é um dos grandes gargalos financeiros das transportadoras, por isso a otimização das entregas é tão importante. Com o rastreamento eficiente, você terá maior previsibilidade nas metas de entrega, possibilitando a redução de custos com armazenamento in loco.

    A palavra-chave no setor logístico e a economia, e para que ela seja possível e necessário otimizar seus processos e recursos. E, como você pode perceber, todos os 4 gargalos estão conectados entre si, pois quando falhamos em uma etapa isso terá uma consequência direta em outra, impactando todos os setores da empresa. Para aumentar a produtividade e eficiência da sua frota, pode começar implementando algumas soluções simples e imediatas, e contar com parceiros de confiança para isso.

     

    Otimize a eficiência da sua frota, conte com o apoio da TARGET clicando aqui.

    TARGET Empresa Gestao de Frota As 4 piores formas de gastar dinheiro com sua logística

    Comments are closed.