Economizar verba da transportadora

  • Economizar verba da transportadora

    Economizar verba da transportadora

    Para economizar verba da transportadora, você precisará fazer alguns ajustes nos seus processos e investimentos de hoje. Afinal, se queremos economizar é porque percebemos que o dinheiro está sendo mal investido de alguma forma.

    Para isso, é necessário fazer uma lista com todos os seus gastos fixos e variáveis, e a partir disso definir o que é prioritário e o que poderá ser reajustado, e como.

    Como já comentamos aqui, existem algumas formas bem comuns de desperdiçar seu dinheiro com a logística. Mas além disso, também separamos alguns tópicos extras que são comuns entre transportadoras e podem representar um desperdício grande de dinheiro, dependendo da sua situação.

    Terceirize sua frota

    Para muitas empresas a terceirização da carga pode representar uma necessidade, principalmente se você ainda fatura pouco, já que a terceirização representa uma grande diminuição dos seus custos totais com frota.

    Mesmo que a terceirização seja uma estratégia para transportadoras menores, você não precisa adquirir uma frota própria se não for extremamente necessário.

    Com a terceirização da frota, você consegue atender a sazonalidade do mercado muito bem. Durante os períodos com baixa ou alta demanda, você poderá adaptar suas entregas da forma que for necessário, sem precisar deixar seus motoristas parados num período e sobrecarregados no outro, ou, pior, deixar seus veículos parados na garagem.

    Além disso, com a terceirização da sua frota você não terá que arcar com diversos custos obrigatórios do setor, como manutenção preventiva e corretiva nos automóveis e tributação trabalhista para os motoristas. Com essa economia, você poderá investir sua verba em outras áreas da empresa, como em softwares inteligentes de gestão. Afinal, sabemos que para economizar estrategicamente no final, é necessário realizar alguns investimentos de médio prazo.

    Diminua as despesas na estrada

    Para economizar verba da sua transportadora, existem dois pontos para analisar sempre: combustível e pedágio. Afinal, são eles que consomem uma parte considerável do seu orçamento.

    Mesmo que você terceirize sua frota, ainda é responsabilidade da transportadora a otimização da rota. Afinal, os custos com pedágio e combustível serão seus. É importante, nesses casos, definir a rota otimizada junto com o motorista responsável, para garantir também a otimização dos custos.

    A roteirização eficiente poderá ser feita com o auxílio de um software de Roteirização, por exemplo. Assim, você já terá em mãos, com auxílio da tecnologia, a opção mais econômica para sua empresa.

    Caso você não possua acesso a este software, existem alguns aspectos que poderão te ajudar a definir a melhor rota. Como, por exemplo, a qualidade da rodovia percorrida, presença ou não de pedágio, distância bruta até o destino final.

    Invista em Sistema de Gestão

    Como já citamos acima, para economizar é necessário fazer alguns investimentos inteligentes. Nem sempre o corte de custos é o melhor caminho. A diminuição de gastos desnecessários precisa estar atrelada ao investimento inteligente para que sua empresa otimize verdadeiramente seus custos.

    O investimento em Sistemas de Gestão é o caminho ideal a seguir, independente do tamanho da sua empresa. Com o sistema ideal, você terá controle de todos os seus gastos e responsabilidades, fluxo financeiro, áreas com menor performance e dados para tomar as melhores decisões.

    Como já te contamos neste post aqui, a falta de captação, monitoramento e análise de dados poderá representar um grande desperdício de dinheiro. Afinal, com essa informação você consegue acompanhar absolutamente tudo o que acontece na sua empresa. E, munido de informação, você poderá agir preventivamente em qualquer situação.

    Uma boa solução para quem terceiriza a frota é o TARGET Frete. Com ele, você pode fazer o pagamento antecipado do seu frete, de acordo com todas as normas de regulamentação da ANTT, de forma segura e prática. Pode realizar pagamento de pedágio através do Cartão pré-pago ou do TAG Caminhoneiro. Além disso, pode gerenciar suas transações em tempo real, gerar CIOT e Vale-Pedágio Obrigatório de forma integrada, possui o Roteirizador para calcular o custo da melhor rota possível.

    Estas são apenas algumas funcionalidades do TARGET Frete. Para conhecer mais dessa solução, clique aqui e entre em contato com nossa equipe de especialistas.

    TARGET Frete 1 1 Economizar verba da transportadora

    Comments are closed.