O que é Logística 4.0?

  • O que é Logística 4.0?

    O que é Logística 4.0?

    A Logística 4.0 traz inovações essenciais para o ecossistema de transporte de cargas. A inclusão de recursos tecnológicos para toda a cadeia produtiva otimiza processos antes desatualizados.

    Como essa mudança foi muito influenciada pelos avanços que a própria Indústria 4.0 passou, os impactos sentidos atravessam todos os processos.

    Neste blog veremos algumas de suas características e benefícios para o ecossistema.

    O que é Logística 4.0

    A Logística 4.0 é uma aposta em tecnologia para gerenciar processos. Levar mais inteligência, automação e integração para toda a cadeia produtiva. Assim, aliar a tecnologia a processos inovadores promove maior crescimento organizacional.

    Essa nova fase da logística otimiza o gerenciamento de velocidade e tempo, já que as decisões passam a ser baseadas em dados. Traduzidos em ganho de eficiência, redução de custos e potencializando o rendimento da indústria.

    A produção inteligente é a aposta dessa inovação. Ela se utiliza de tecnologias que podem ser produzidas dentro de cada empresa e trocados com clientes, embarcadores, transportadores, armazéns e demais envolvidos.

    Apesar da indústria em si já estar caminhando para a fase 5.0, o setor logístico perdeu tempo com processos engessados. Hoje, corre com suas implementações para recuperar o tempo perdido.

    Por isso, são muitas as empresas que já utilizam recursos como inteligência artificial, computação em nuvem e outros sistemas de gestão. É cada vez mais necessário se modernizar para sair na frente dos concorrentes e conquistar esse novo mercado. A chave para isso é o investimento em tecnologia.

    Benefícios da logística 4.0

    Os benefícios da implementação de seus recursos são muitos. A otimização de espaços, por exemplo, reduz custos com armazenamento. O melhor aproveitamento da frota, reduz custos com transportes e evita desperdícios de cargas. A otimização dos transportes também diminui seu custo, o tempo de viagem e evita paradas desnecessárias ou decorrentes de imprevistos, dentre outros.

    Com um sistema inteligente, todos os processos são gerenciados por novas tecnologias, o que reduz as burocracias e o número elevado de documentação impressa.

    A sua empresa só tem a ganhar com a modernização da gestão. Ela agiliza processos, elevando a produtividade da linha de produção. As tecnologias de gerenciamento também contribuem para uma melhor tomada de decisão, visto que elas oferecem dados mais precisos sobre a organização fabril.O processo de modernização com a logística 4.0 posiciona sua empresa à frente das outras e proporciona um aumento significativo nas margens de lucro. Sua empresa torna-se mais ágil, mais precisa e com clientes mais satisfeitos.

    Comments are closed.