4 principais dificuldades de um caminhoneiro na pandemia

  • 4 principais dificuldades de um caminhoneiro na pandemia

    4 principais dificuldades de um caminhoneiro na pandemia

    Vida de quem vive na estrada não é nem um pouco fácil. A pandemia do coronavírus acrescentou ainda mais desafios para os heróis do asfalto. Trouxemos aqui as 4 principais dificuldades de um caminhoneiro e como isso impacta a sua rotina de trabalho.

     

    • Perigo e insegurança na estrada

    Além de ser a maior preocupação para 65,1% dos profissionais de estrada segundo dados da Confederação Nacional do Transporte – CNT, desde o início do ano se somou mais uma preocupação por conta da pandemia.

     

    Com estradas abandonadas, roubos de cargo cada vez mais sofisticados e os riscos de acidente nos milhares de quilômetros de estradas esburacadas, agora os caminhoneiros, aqueles que ainda conseguiram se manter trabalhando, precisam conviver com o preconceito e destrato constantes por conta do covid-19. Além da dificuldade imensa de encontrar postos de gasolina e restaurantes abertos, naqueles poucos pontos de parada encontrados no percurso são vistos em situação desumana, impedidos de entrar nos restaurantes, sem acesso a banheiros para lavar as mãos e os rostos e, pior, muitas vezes precisando comer uma comida fria no asfalto. Essas são apenas algumas das dificuldades de um caminhoneiro.

     

    • Profissão desgastante

    Dirigir longas horas na estrada é extremamente cansativo, principalmente quando você roda em média entre 9 e 10 mil quilômetros por mês, com longas jornadas de direção e sono restrito. Menos que o necessário pra manter sua cabeça num estado saudável. Por mais que você ame conhecer novas cidades, novas pessoas, ter mais liberdade no seu trabalho, com horas flexíveis, pra garantir os prazos de trabalho, você precisa trabalhar muitas horas seguidas.

     

    É por isso que a Lei do Descanso foi estabelecida, garantindo 30 minutos de descanso a cada 4 horas de trabalho, 1 hora de parada para refeição após a jornada, bem como intervalo de 11 horas entre uma viagem e outra. Além disso, é sempre recomendado que você não faça viagens noturnas, mesmo que esteja acostumado, porque a iluminação noturna diminui a qualidade da nossa visão. Essas são recomendações para que o caminhoneiro diminua o risco de acidentes na estrada e tenha uma qualidade de vida melhor.

     

    Infelizmente, mesmo nesse cenário, são poucos os pontos de parada que oferecem pontos de descanso adequado e confortável. Por isso é importante que o caminhoneiro planeje sua viagem antes de sair de casa, mapeando esses pontos de parada.

     

    • Longe da família

    Quem não teve que deixar filhos e esposas em casa pra fazer aquela viagem de uma ou duas semanas? A paisagem é linda e a estrada traz uma calma que a gente não encontra em outro lugar. Mas muitas horas assim pode fazer a gente se sentir muito sozinho.

     

    Um dos principais motivos que fazem os caminhoneiros gostarem tanto da profissão é, sem dúvida, poder conhecer gente nova e diferente no caminho. Trocar uma ideia com os parceiros de estrada e matar a saudade do contato com outras pessoas. Mas pode ser muito difícil deixar a família longe por tanto tempo. A saudade quando bate, aperta o peito.

     

    É por isso que muitos caminhoneiros decidem trazer suas famílias pra viajar junto. Ter sua Cristal junto, como é conhecida a esposa de um caminhoneiro na estrada, traz o conforto de casa e diminui a solidão.

     

    • Dinheiro

    Dinheiro é o maior problema de todos ou a solução pra todos os problemas? Seja como for, por mais que 55,7% dos caminhoneiros afirmem que melhorou de vida depois que saiu da última profissão e decidiu cair na estrada, muitos precisam fazer malabarismo com as contas pra conseguir fechar uma viagem no verde. Principalmente quem é autônomo e precisa se virar pra garantir o sustento da família.

     

    Agora pense nas dificuldades de um caminhoneiro movimentar dinheiro no meio da estrada, né? Quem é que tem tempo para ir ao banco ou ficar no telefone para descobrir quanto de dinheiro tem na conta? Soluções como a TARGET Conta Digital surgem para resolverem situações como essa, resolvendo tudo pelo celular, apenas por quem é realmente o “banco na boleia”.

    Comments are closed.